Condutores que levavam 40 minutos em engarrafamentos no centro de Taguatinga agora fazem trajeto em menos de cinco minutos
O Túnel Rei Pelé está em funcionamento há 33 dias, e, passada a fase de encantamento, já é possível mensurar a movimentação e a fluidez real do trânsito no centro de Taguatinga.
“Foi uma maravilha para a cidade”, comemorou o taxista Augusto Azevedo, 72, morador de Taguatinga Norte. “Aqui era tumultuado, com muito engarrafamento no centro de Taguatinga. Após o túnel ser inaugurado, acabou o engarrafamento. Durante a obra demorava até 40 minutos para atravessar o centro. Agora não dá nem três minutos. Passa o semáforo, acabou.”
“A pessoa passa a economizar tempo e combustível. É mais qualidade de vida”Sandro Mauro Prado, advogado
Os benefícios não alcançam apenas quem utiliza o Túnel Rei Pelé. Para o advogado Sandro Mauro Prado, 60, o trânsito também melhorou bastante nas vias alternativas.
“Ainda não tive oportunidade de passar pelo túnel, contudo ele melhorou muito o trânsito dessa via, que era muito congestionada”, afirmou. “No horário de pico, eu levava uma meia hora para atravessar 500 metros. Agora é muito rápido, em dois minutos nos deslocamos com muita tranquilidade. Descongestionou, e a pessoa passa a economizar tempo e combustível. É mais qualidade de vida.”
Policiamento 24h
De acordo com o diretor de Policiamento do Detran-DF, agente Clever de Farias, a média de pessoas que transitam por dia no túnel está entre 150 e 200 mil condutores. No total, a população beneficiada passa de 1 milhão.
“Estamos aqui desde o primeiro dia”, relatou o agente. “A gente verifica a felicidade no rosto do condutor. Os brasilienses estão felizes com essa obra. Ainda tem muito condutor que quer parar um pouquinho para admirar, mas não pode parar durante a travessia do túnel. É uma obra monumental.”
Em relação aos acidentes, o diretor informou que foram casos nos quais era possível intervir de forma direta e retirar rapidamente o veículo da via, sem grandes problemas. “Esse primeiro mês foi muito tranquilo, até o momento”, avaliou. “O Departamento de Trânsito, assim como o Departamento de Estradas e Rodagem e a Polícia Militar, permanecem aqui no túnel 24 horas por dia”.
Agência Brasília