O presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou agora a pouco o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que dá aos órgãos de segurança pública da capital federal um reajuste de 18%, dividido em duas parcelas de 9% por cento, a serem pagas uma agora em julho e outra em Janeiro de 2024
Agora o Projeto será enviado ao Congresso onde passará pela Comissão Mista de Orçamento para aprovação e depois transformado em Medida Provisória (MP), que pela legislação tem efeito imediato.
O reajuste vem se arrastando desde o ano passado, ainda no governo Jair Bolsonaro. Após inúmeras reuniões e acordos entre o governo federal e o governo do Distrito federal, finalmente a ansiedade dos componentes da segurança pública da capital podem ficar mais tranquilos.
Parlamentares, presidentes de associações e sindicatos dos órgãos estiveram presentes na solenidade no Palácio do Planalto. Entre eles e que participaram do ato de assinatura do PLN os deputados federais Erika Kokay (PT), Rafael Prudente (MDB) e Reginaldo Veras, e a senadora Leila Barros (PDT), além dos distritais Jane Klebia (MDB), Hermeto (MDB) e o presidente da Câmara Legislativa, Welington Luiz e ainda o ministro da Justiça, Flávio Dino e o Senador Líder do governo Randolfe Rodrigues.
Ao final, o Relator da CPI do 8 de janeiro na Câmara Distrital, deputado Hermeto, agradeceu ao presidente a assinatura do reajuste. “É muito importante seu gesto senhor presidente e com toda certeza o senhor não está fazendo nada mais do que um reconhecimento pela segurança pública do DF e, em especial, aos policiais e bombeiros militares que dia e noite defendem nossa sociedade e os poderes aqui constituídos”, disse.
Da redação
Por Jorge Poliglota…