Na reunião de líderes do senado com o presidente, o aceno positivo para que o Fundo Constitucional do DF não sofra interferência deixou senadores mais tranquilos
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou, nesta segunda-feira (5), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acenou positivamente para sanar duas questões importantes e que estão nas reinvindicações do Distrito Federal: o possível veto ao corte das correções do Fundo Constitucional (FCDF) e a recomposição salarial as forças de segurança do DF, incluindo a Polícia Civil (PCDF).
O congressista participou de uma reunião no Palácio do Planalto, acompanhado de líderes do Senado e, durante o encontro, as reivindicações do parlamentar foram recebidas com atenção pelo presidente da República e pelos demais líderes presentes, demonstrando uma postura favorável às demandas apresentadas.
Um dos principais pontos discutidos foi a recomposição salarial dos profissionais da segurança pública. O senador Izalci Lucas deixou claro que essa era uma prioridade e ressaltou que não havia restrições orçamentárias para a medida.
“O presidente perguntou se havia alguma questão orçamentária e a gente disse que não e o próprio senador Randolfe Rodrigues já recebeu essa orientação do governo de encaminhar realmente o PLN com 18% para a PCDF”, disse.
Outro tema abordado pelo senador foi a situação do Fundo Constitucional. Izalci Lucas pediu ao presidente que considerasse a retirada do tema sobre o FCDF do texto que está em questão no Senado, destacando a importância de discutir esse assunto separadamente, sem comprometer o arcabouço fiscal.
Segundo Izalci, Lula demonstrou compreensão e afirmou que não haveria dificuldades em vetar ou trabalhar no sentido de retirar o Fundo Constitucional do texto original, além de fazer um acordo para que não haja mudanças na Câmara.
A receptividade do presidente Lula e a presença dos líderes da base do governo na reunião reforçaram a confiança do senador Izalci Lucas em relação ao avanço dessas pautas.
“Acredito que, da forma como foi colocada, os próprios líderes vão nos ajudar, porque estavam presentes praticamente todos os líderes da base do governo na reunião. Por isso, confio na palavra do presidente”, reforçou.
Diante desse cenário, o senador Izalci Lucas acredita que a recomposição salarial da segurança pública e a discussão do Fundo Constitucional estão caminhando na direção correta.
Segundo ele, as ações propostas feitas durante a reunião no Palácio do Planalto demonstram a disposição do governo em atender às demandas dos profissionais da segurança e de buscar soluções adequadas para as questões relacionadas ao Fundo Constitucional.