- PUBLICIDADE -

6 votos no STF até agora tornam réus 100 denunciados

Mesmo que os quatro ministros restantes para votar deem votos favoráveis aos denunciados, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já formaram maioria para tornarem réus os primeiros 100 denunciados nos atos do 8 de janeiro

Nem mesmo a explosão de ontem com a divulgação pela CNN Brasil do vídeo onde aparece o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Gonçalves Dias, transitando entre os terroristas, de que pode ter havido “conivência” do executivo na facilitação de acesso dos depredadores ao Palácio do Planalto, houve interferência nos votos.

O relator Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar, favorável ao recebimento das denúncias e para tornar os acusados réus no processo. Acompanharam o relator os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Os outros quatro ministros que ainda devem depositar seus votos eletronicamente são André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux, que tem até segunda-feira, dia 24, para fazê-lo.

Com esse resultado parcial, que não deve ser mudado a não ser que surja algo novo, resta agora ao relator, ministro Alexandre de Moraes, analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos.

Os 100 denunciados responderão pelos crimes de: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Da redação

Por Jorge Poliglota

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -