O governo Lula negou a íntegra das imagens dos acontecimentos do dia 8 de janeiro, solicitados pelo jornal Folha de São Paulo
Além de negar, colocou sigilo nas imagens, alegando que isso poderia quebrar e expor o funcionamento da segurança do Palácio do Planalto. O sigilo foi imposto após o jornal Folha de São Paulo ter pedido acesso às imagens pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) argumentou que o compartilhamentos das imagens não é razoável por “divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial” e por isso Folha recebeu a negativa sobre o acesso às imagens.
O GSI disse ainda em resposta à Folha que as imagens dos sistemas de segurança são de acesso restrito na justificativa de caso sejam indevidamente divulgadas, podem trazer “prejuízos e vulnerabilidades para as atividades de segurança das instalações presidenciais”.
“Caso seja facultado o acesso às informações solicitadas, a eficiência, como princípio constitucional da administração pública, e o interesse público de prevenir ações adversas contra as autoridades protegidas pelo GSI/PR ficam desamparados”, afirma outro trecho da resposta.
Vale lembrar que anteriormente, trechos editados das imagens foram divulgados pelo próprio governo ao programa Fantástico, da TV Globo.
A Folha questionou a Secretaria de Comunicação Social do Governo para saber como foi feita a seleção de vídeos escolhidos para serem divulgados pelo governo, mas não obteve resposta específica. Foram apenas reenviadas a resposta do GSI para negar o pedido dos vídeo via LAI.
O Correio entrou em contato com o Planalto para entender os motivos que levaram a negativa à Folha mas também não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto.
Com informações CB