- PUBLICIDADE -

Drenar DF beneficiará moradores e comerciantes

Governo do DF investe R$ 174 milhões no Drenar DF

Em 2021 o Governo do Distrito Federal havia iniciado obras para minimizar os transtornos com alagamentos enfrentados por moradores e comerciantes, devido à declividade das quadras 402 Norte, na Asa Norte, no Plano Piloto.

O projeto [Drenar DF] liderado pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) virou realidade com investimento de R$ 174 milhões, anunciado na última terça, 10, com a presença da governadora em exercício Celina Leão (PP).

A primeira etapa vai atender à área mais problemática da região central: o início da Asa Norte, cenário de recorrentes alagamentos e inundações.

Os estragos causados pela chuva ainda ecoam na mente do morador Fábio de Jesus que mora na quadra 402 do bloco F – ele lembra dos 22 veículos atingidos pela enxurrada que invadiu a garagem subterrânea do prédio. Fábio conta que vizinhos se mobilizaram para calcular as perdas financeiras.

Em entrevista ao Portal ele conta que passou pela quadra e não acreditou ao ver a obra. “Essa obra é aguardada há mais de 15 anos – fui conferir de perto! Vai  corrigir os alagamentos provocados pelas fortes chuvas na região”, enfatizou Jesus.

Obra começou nesta terça-feira (10) com a assinatura da governadora em exercício Celina Leão durante cerimônia na 201/202 Norte. Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

Para o presidente da Terracap, o Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar DF) será feito simultaneamente. “A construção da nova rede não será vista pela população, mas seu impacto positivo será sentido principalmente pelos moradores das quadras inferiores, que foram as mais afetadas pelos alagamentos”, declarou o presidente da Terracap, Izidio Santos.

Vale lembrar, que a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) iniciou a primeira etapa pela Asa Norte, atendendo a área mais problemática da região, chamada de Faixa ½, principalmente nas quadras com final 2, sendo ao todo, 7,68 km de túneis escavados.

O governo prevê a instalação de novas tubulações com ampliação e adequação da rede de drenagem pluvial na Asa Sul e em Taguatinga.

Agência Brasília

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -