Depois da quebradeira em Brasília por parte de grupos considerados antidemocráticos e o afastamento pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes do governador do DF, Ibaneis Rocha, os partidos MDB e PSD local emitiram nota em apoio ao governador e solicitaram a imediata revisão do ato
“Tais atos atentam contra a democracia, ameaçam os três poderes constituídos e depredam não apenas o patrimônio físico como também os símbolos da construção de nosso país. O terrorismo não calará a voz do povo brasileiro, que no dia 30 de outubro definiu nas urnas o seu desejo”, diz parte da nota do MDB.
Em nota o Movimento Democrático Brasileiro do DF repudia os fatos ocorridos no último domingo e pede o retorno do governador Ibaneis Rocha ao GDF e a apuração rigorosa dos fatos, com punição dos envolvidos.
NOTA DO MDB/DF
“O Movimento Democrático Brasileiro do Distrito Federal (MDB/DF) repudia veementemente os atos antidemocráticos e mais ainda os inconcebíveis atos de vandalismo ocorridos na data de ontem, 08/01/2023, contra as sedes dos Três Poderes da República.
Respeitamos a decisão do eminente Ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou o afastamento do Governador Ibaneis Rocha, do seu cargo, pelo período de 90 (noventa) dias. Todavia, ousamos discordar, por considerar que tal decisão representa uma intervenção contra a autonomia política e administrativa do Distrito Federal, sem a devida apuração dos fatos.
Essa decisão, contraria, também, a vontade da população do Distrito Federal, pacifica e ordeira, que reelegeu legitimamente, em primeiro turno, o Governador Ibaneis Rocha, significando a aprovação de seu Governo, de seu trabalho, de sua conduta.
O MDB/DF espera que seja restabelecida a ordem democrática, com o retorno imediato do Governador Ibaneis Rocha ao cargo, e a apuração rigorosa dos fatos, com punição dos culpados”.
Brasília – DF, 09 de janeiro de 2023.
COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL MDB/DF
PSD TAMBÉM SE MANIFESTA
Seguindo a mesma linha do MDB-DF, o PSD-DF, através de seu diretório distrital, divulgou uma nota manifestando apoio ao governador do DF, Ibaneis Rocha, afastado do cargo por 90 dias após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O partido repudiou os atos de vandalismo que ocorreram no último domingo (08) na capital federal.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:
NOTA OFICIAL DO PSD‐DF
“A executiva do Partido Social Democrático – PSD no Distrito Federal manifesta seu absoluto repúdio à barbárie e aos atos de vandalismo ocorridos nesta capital, a partir da depredação, destruição, vilipêndio e ultraje às sedes dos Poderes constitucionalmente constituídos. Tais ações retrataram ignóbil e abjeto ataque à democracia e ao Estado de Direito, sendo certo que os responsáveis deverão merecer a célere atuação do Estado.
Nosso partido elegeu o presidente Juscelino Kubitschek, construtor de Brasília e um dos maiores artífices do diálogo e do incondicional respeito às variadas formas de pensamento, sendo inerente aos ideais do partido o constante, diligente e vigilante respeito ao debate, próprio do regime democrático.
Ainda, ao tempo em que reafirma o irrestrito e incondicional respeito ao quanto decidido por qualquer das instâncias do Poder Judiciário, consigna que confia que a indubitável e indelével postura ética do Governador Ibaneis Rocha no exercício do mandato que lhe foi legitimamente outorgado será, a seu tempo, reafirmada e distanciada de qualquer incerteza apresentada.
Por fim, a autonomia integral, irrestrita e incondicional do Distrito Federal como ente da Federação, de matiz e envergadura constitucionais, deverá ser incontinentemente restabelecida, alcançando‐se a normalidade por todos ansiada”.
EXECUTIVA DISTRITAL DO PSD-DF
Brasília (DF), 9 de janeiro de 2023.
Da redação
Por Jorge Poliglota