- PUBLICIDADE -

Águas Lindas é destaque internacional no Programa Criança Feliz

O município recebeu nesta quarta-feira(24), o vice-ministro de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social do Paraguai, Cayo Cáceres, que está percorrendo Brasília e o Entorno para conhecer as ações específicas da implementação de diversos programas sociais, entre eles o Programa Criança Feliz

Águas Lindas foi escolhida pela equipe da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância como referência para apresentar o desenvolvimento do programa no Brasil. O Programa Criança Feliz consiste em promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

A visita aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude, além do vice-ministro do Paraguai, estavam presentes o prefeito dr. Lucas Antonietti, a primeira-dama, dra. Fernanda Antonietti, o vice-prefeito Jorge Amaro, a secretária de Assistência Social, Aline de França, o secretária nacional da Atenção a Primeira infância do Ministério da Cidadania, Luciana Miranda, o secretário de Comunicação, Marcos Alexandre e a equipe do Programa Criança Feliz.

Para a secretária de Assistência Social, Cidadania e Juventude, Aline França, a visita serviu para mostrar o quanto o governo Municipal de Águas Lindas se preocupa com a primeira infância e como as ações promovidas pelo governo através do programa, tem impactado a vida das crianças e gestantes.

“Estamos de braços abertos para receber e fazer essa troca de experiências sempre que precisarem, pois é importante tanto para o Paraguai quanto para o Brasil. Assim, podemos avançar em algumas políticas públicas e acolher cada vez mais a população mais vulnerável”, completou.

Lucas Antonietti destacou a importância do Município de Águas Lindas ser referência a nível nacional. “Nós temos que divulgar e replicar notícias boas, que levam o nome da nossa cidade. Sabemos que é um programa desafiador e Águas Lindas tem sido referência não só a nível de estado como a nível nacional no acolhimento dessas crianças na primeira infância”, ressaltou.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz fortalece a família, valorizando o convívio, além de abordar todos os cuidados básicos, a comunicação positiva, o afeto e o brincar.

De acordo com a supervisora do Programa Criança Feliz em Águas Lindas, Sandra Soas, o programa traz uma visão diferenciada para as crianças por meio do estímulo na aprendizagem desde a gestação.

“Temos uma visão ampliada pelo programa, através do conhecimento do estudo, de tudo aquilo que é buscado na primeira infância. Então foi trago para nós esse programa no qual sou apaixonada. O objetivo e a metodologia do programa é estimular trazer um desenvolvimento tanto cognitivo e linguístico para as crianças”, pontuou.

Em Águas Lindas o Programa Criança Feliz atende pessoas entre gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças com deficiência (0 a 6 anos), oferecendo estímulos para o desenvolvimento psicossocial. O atendimento é realizado por 17 visitadores sociais que atendem 400 famílias.

O vice-ministro do Paraguai, Cayo Cáceres, falou dos desafios e da importância dessa troca, e parabenizou as ações realizadas no município.

“Às vezes não é fácil trabalhar no serviço público. Trabalhamos com políticas sociais e vi muitas faces do trabalho e da escala do que é realizado no Brasil. É um desafio muito grande estou muito feliz em trocar essa experiência e fortalecer o programa no Paraguai”, disse.

A secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Miranda destacou a eficácia do programa no município. “Águas Lindas é um município que executa com muita qualidade e muito carinho o programa e a gente está nesse processo de compartilhar aprendizagens e conhecimentos. Então a gente trouxe o ministro para ver como é o trabalho aqui, e perceber a importância que tem o programa, no que desrespeito ao cuidado com as crianças na primeira infância”.

Nas visitas são trabalhadas as quatro dimensões do desenvolvimento da criança como: linguagem, motricidade, socioafetividade e cognitiva. O ministro acompanhou de perto algumas visitas, observando a narrativa do programa, e das ações realizadas no município.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -