O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Roberval Belinati, em coletiva de imprensa à Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), afirmou que as eleições na capital federal serão absolutamente seguras
O presidente fez um balanço dos números para essas eleições em Brasília. Segundo dados coletados, o DF tem hoje 2.303.045 eleitores aptos a votarem. Jovens, entre 16 e 17 anos são 36 mil votantes (facultativamente).
Um dado importante diz respeito ao sexo dos votantes. Os eleitores do sexo masculino totalizam 1.011.516 eleitores (46%), perdendo para o sexo feminino que passou a frente com 1.191.528 eleitoras (54%).
Um grande aparato humano e logístico foi planejado para o dia das eleições. Cerca de 706 veículos, 35 mil pessoas convocadas para trabalhar e que é de cunho obrigatório, 190 juízes e mais de 100 promotores, além de 6 mil agentes de segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Detran estarão empenhados nos 610 locais de votações. 7 mil urnas eletrônicas e mais 700 urnas reservas estarão prontas, caso haja algum problema técnico. Serão gastos 8 milhões de reais para bancar as despesas necessárias no processo e cada convocado terá dois dias de dispensa recompensa, seja servidor público ou da iniciativa privada.
O presidente garantiu que em Brasília as eleições serão absolutamente seguras onde trabalhos realizados previamente e planejados garantirão uma votação em massa na capital.
Perguntado se caso haja uma determinação superior para que o voto seja auditado (impresso), o Desembargador disse que a Justiça acha que isso é improvável acontecer. Os debates já aconteceram, inclusive no Congresso Nacional, que rejeitaram essa possibilidade do voto auditável.
Esse ano, o número de eleitores no exterior que podem exercer seu direito de voto ultrapassa os 4 milhões, mas apenas 700 mil eleitores se cadastraram no TRE para votarem no processo de outubro. Brasileiros que estão na Ucrânia e na Venezuela, devido aos conflitos não poderão votar. Um detalhe importante: Os votos só podem ser para Presidente da República.
O TSE tem tomado muito cuidado em relação aos jovens eleitores, que apesar de terem seus votos como facultativo. Os incentivos para que os jovens compareçam às urnas tem sido uma retórica nos Tribunais Regionais e até mesmo no Tribunal Superior Eleitoral. “O jovem é o futuro desse país e eles estão sendo motivados a votarem. Não podem deixar de participar desse processo tão importante para o país”, disse.
Para finalizar, o Presidente disse que espera que a população compareça em massa para votar. “Temos uma oportunidade única de podermos exercer nossa cidadania, diferentemente de muitos países que não têm sequer eleições. Será um momento de confraternização, de juntar a família e de comemorar a democracia. Sinto-me honrado em ter que cumprir mais essa missão e mais ainda por estar ao lado de um grande e competente amigo que é o Desembargador Sebastião Coelho”, fechou o Desembargador Roberval Belinati.
Da redação, por Jorge Poliglota…