Na confraternização foram destacadas lutas intensas realizadas pelo ST deputado Hermeto como a continuidade dos cursos, mesmo em meio à pandemia, as nomeações para a corporação e as reduções de interstício
O deputado distrital Hermeto, participou de um almoço que reuniu centenas de policiais militares do curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP) e do Curso de Altos Estudos de Praças (CAEP) nesta sexta-feira (15), no Brasília Country Club.
Policial militar por mais de 30 anos, Hermeto sabe na pele a importância da realização e conclusão destes cursos, por isso lutou junto à categoria para que os cursos tivessem continuidade, mesmo durante a pandemia. Defendeu uma didática de conclusão do curso de forma EAD, ficando as matérias que exigiam a modalidade presencial para serem feitas em momentos oportunos ou com a situação de pandemia estabilizada, com todo efetivo vacinado, em forma de especialização.
Hermeto também lutou para que o prazo para realização de Teste de Aptidão Física (TAF) fosse suspenso por seis meses, de forma a não prejudicar quem não pôde fazer durante período de calamidade pública por conta da Covid.
Hermeto sempre esteve à frente das lutas da categoria da Polícia Militar principalmente no tocante às mais de 2,5 mil nomeações e as reduções do interstício realizadas nos últimos 3 anos e meio.
“Estou sempre lutando em busca da valorização das forças de segurança, acredito que essa valorização atrelada à modernização dos equipamentos são os responsáveis pela diminuição da criminalidade no DF”, afirma Hermeto.
Mais policiais, menos violência
A redução da criminalidade é percebida nos índices divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. Nos primeiros cinco meses de 2022, o número de vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) – que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – foi de 121 casos, o menor em 23 anos. Em relação ao ano passado, a redução desses crimes foi de 18,8%, caindo de 149 para 121. Já os casos de homicídio, com 111 registros, fizeram com que o DF atingisse a menor marca desde 2000.
Índices que se refletem nas ações do governo Ibaneis pela categoria. De 2019 a maio de 2022, foram mais de 2,5 mil policiais militares nomeados. Neste mesmo período, foram adquiridas 903 viaturas e 34.029 equipamentos para a corporação. A PMDF também foi contemplada com cinco reduções de interstício entre os anos de 2019 e 2022, beneficiando 8.174 militares.
Espaços também foram reformados e outros estão em fase de licitação ou construção. É o caso do Batalhão de Aviação Operacional (BavOp), que foi ampliado, e dos 8º, 14º, 15º e 16º batalhões de Polícia Militar, que vão ganhar um novo espaço físico.
Vale lembrar que a gestão Ibaneis batalhou pelo reajuste de 8% da categoria e, em 2022, encaminhou ao governo federal uma nova proposta de reajuste de 10% para todas as categorias das forças de segurança.
Redução de interstícios
Durante o evento, o deputado distrital, atual presidente da Câmara Legislativa e pré-candidato à Câmara Federal, Rafael Prudente, afirmou que estão sendo envidados esforços para que agora em agosto seja reduzido o interstício para a promoção de policiais militares. Essa é uma briga muito ferrenha e que beneficiará milhares de policiais militares com a justa promoção, muitos deles em final de carreira.
O governador Ibaneis Rocha esteve presente ao evento e agradeceu ao bom trabalho que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros exercem dentro do contexto de segurança pública do Distrito Federal.
Com informações do Portal GDF