- PUBLICIDADE -

Ibaneis pode levar no primeiro turno. São 20 pontos de vantagem sob o segundo colocado

O governador Ibaneis Rocha abriu 20 pontos de vantagem para o segundo colocado e pode ganhar no primeiro turno, aponta pesquisa Metrópoles/Ideia

Candidato à reeleição e favorito na corrida ao Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem 34,5% das intenções de voto e coloca mais de 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado na disputa pelo Governo do Distrito Federal. Os números são da Pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada na noite desta quarta-feira (22).

No segundo pelotão, aparece o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), com 14,8%. Nos bastidores, fala-se que Reguffe pode desistir da disputa e sair candidato a deputado federal.

Na rabeira, a pesquisa aponta uma distância ainda em relação aos demais pré-candidatos ao Palácio do Buriti.

Os números são da da pesquisa estimulada, quando os entrevistados escolhem entre os nomes apresentados em uma lista contendo os possíveis candidatos a disputar o GDF em 2022.

8,2% dos eleitores responderam que, caso as eleições fossem hoje, votariam branco ou nulo. O percentual de eleitores indecisos é de 19,2% que disseram não saber em quem votar.

Segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia também no levantamento espontâneo de intenção de voto, quando o entrevistado fala o nome do candidato em quem votaria sem as opções terem sido indicadas, o governador Ibaneis é o favorito e o preferido de 25,5% dos eleitores, seguido de Rafael Parente, que tem 3,8% das intenções de voto. Reguffe foi lembrado por 3,5% do eleitorado na pesquisa espontânea.

Foram entrevistadas entre os dias 16 e 21 de junho, 1,2 mil pessoas de 16 anos ou mais em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04171/2022.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -